Homepage . Notícias . ÓLEOS ESSENCIAIS
Notícias
< Ver anterior Ver seguinte >

ÓLEOS ESSENCIAIS

07 Mai 2014

Óleos Essenciais de Produções Portuguesas 

Privilegiamos a obtenção de óleos essenciais de fontes nacionais, devido à diversidade dos seus constituintes. Plantas da mesma espécie produzem óleos essenciais com características diferentes, porque, entre outros factores, a localização geográfica tem influência no seu desenvolvimento. Estão documentados perfis de variabilidade e concentração únicos para os óleos essenciais obtidos a partir de espécies portuguesas. 

Tendências nos Mercados Mundiais

Para além das fontes de produção dos óleos essenciais as recentes tendências dos mercados mundiais mostram uma alteração clara na alteração de percepção que as marcas multinacionais pretendem relativamente aos seus produtos. Fragrâncias com notas de ervas aromáticas, ‘árvore do chá’, ylang-ylang, plantas e flores silvestres num acentuado retorno a aromas simples e fáceis de percecionar como ‘naturais’, ‘locais’ e campestres. Por outro lado, as mesmas empresas esperam acrescentar valor aos produtos de household, surpreendendo o consumidor com novas funcionalidades.

Alguns exemplos

São novas tendências, produtos com dupla ou tripla função.

 

Uma água-de-colónia que pode ser utilizada como óleo de banho:

 

 

Produtos de limpeza doméstica ou industrial que possuam acção repelente de insectos ou melhorem o estado de espírito do utilizador;

 

 

Ambientadores que aumentem a capacidade de concentração, purifiquem o ar e possuam ação antifungica e antibacteriana;

 

 

Produtos desengordurantes, desinfectantes e capazes de eliminar odores desagradáveis;

 

 

Desinfectantes específicos de aplicação I&I que possam substituir ambientadores em locais como hóteis, saunas, spas e outros espaços de lazer;

 

 

Amaciadores e detergentes de roupa em que presença de óleos essenciais pode contribuir para melhorar funções fisiológicas como o sono ou o humor.