Tratamento de Águas Residuais

A PQB apresenta uma gama de produtos biológicos para o tratamento de águas residuais. Neste artigo, explicamos em detalhe o funcionamento dos nossos produtos e apresentamos as caraterísticas de cada um dos produtos que compõe a gama BioAqua para tratamento de águas residuais.

Como funcionam os nossos produtos?

Os nossos produtos BioAqua são constituídos por enzimas, isto é, micro-organismos vivos que são produzidos de forma a digerir aquilo que se pretende eliminar.

As enzimas encontram-se num estado latente até serem introduzidas em meios onde existe a matéria para digerir. As enzimas vão digerir o máximo de matéria possível até acabarem por morrer. O ciclo de vida das enzimas é relativamente curto, daí ser necessário fazer manutenção e adicionar para novo ciclo de vida.

Os produtos enzimáticos são inteiramente biológicos, não nocivos, não tóxicos, não causam reações alérgicas e não necessitam de rotulagem especial. De salientar que este tipo de produtos não pode ser utilizado em conjunto com produtos químicos.

BioAqua 100

O BioAqua 100 é um produto para tratamento biológico de sistemas de drenagem e saneamento.

As formas tradicionais de manter uma rede de saneamento sem entupimentos, maus cheiros e reparações devidas à corrosão usam produtos químicos agressivos (ácidos e bases fortes) e manutenções demoradas. O BioAqua 100, com um complexo de microrganismos produtores de enzimas, degrada, de forma natural, óleos, gorduras, fibras, açúcares e outros resíduos que se acumulam nas canalizações.

Para informação adicional consulte a ficha técnica.

BioAqua 1005C

O BioAqua 1005C é um produto enzimático para tratamento biológico de águas residuais.

Este produto é composto por enzimas capazes de quebrar as ligações químicas de moléculas de cadeia longa (como óleos e gorduras) na emulsão resultante da aplicação do produto. Cada enzima é capaz de degradar milhares de outras moléculas como óleos, gorduras, proteínas, fibras como a celulose, açúcares complexos ou hidrocarboneto em segundos.

É um produto com uma elevada concentração enzimas por cada mililitro de produto com o propósito de atingir os melhores rendimentos nos processos de degradação de compostos orgânicos. Permite reduzir a carga orgânica (CQO e CBO) das águas residuais e simultaneamente optimizar os processos biológicos das ETAR.

Para informação adicional consulte a ficha técnica.

BioAqua 1009C

Numa estação de tratamento de águas residuais (ETAR) são múltiplos os processos que dependem de microorganismos. Por vezes, o subdimensionamento das estações e as elevadas cargas orgânicas podem comprometer o seu correcto funcionamento e o cumprimento legal com os valores dos parâmetros de descarga.

E é aqui que entra o BioAqua 1009C, um líquido altamente concentrado, composto por um consórcio de sete estirpes de microorganismos ambientais e capaz de servir como inóculo de «arranque» de ETAR ou programa de manutenção.

O BioAqua 1009C, contém ainda um sistema estabilizador inovador, capaz de tornar homogénea a distribuição dos microorganismos no volume total das unidades de venda, mesmo durante longos períodos de shelf life.

Para informação adicional consulte a ficha técnica.

BioAqua 500

O BioAqua 500 é um produto inteiramente biológico para tratamento de águas residuais.

Este produto é constituído por enzimas capazes de quebrar as ligações químicas de moléculas de cadeia longa (como óleos e
gorduras) na emulsão resultante da aplicação do produto.

Cada enzima é capaz de degradar milhares de outras moléculas (óleos, gorduras, proteínas, fibras como a celulose, açúcares complexos, hidrocarbonetos) em segundos.

Contém ainda sistemas biológicos altamente reactivos e capazes de continuar a produzir enzimas. Desta forma, a sua acção persiste ao longo do tempo, sendo apenas necessário acautelar os tempos de diluição locais.

Para informação adicional consulte a ficha técnica.

Para mais informações, contacte-nos através do seguinte formulário: